Roteiro 1 - Centro Histórico - 10 Atrações na Rua Floriano Peixoto, Boa Vista
Seja Bem-Vindo ao Guia Turístico Digital Interativo. Aqui Você Encontra Tudo o Que Precisa Sobre Roraima/Boa Vista. Acesse o Menu / Seções Abaixo
Roteiro 1 - Centro Histórico - 10 Atrações na Rua Floriano Peixoto, Boa Vista
USE O MAPA INTERATIVO ABAIXO PARA FAZER SEU 'TOUR A PÉ' PELO CENTRO HISTÓRICO DE BOA VISTA. CLIQUE NOS MARCADORES PARA OS NOMES E FOTOS DOS ATRATIVOS. SIGA A ROTA OLHANDO A TABELA LATERAL NO MAPA.
Abaixo acesse o Mapa interativo com os 16 principais atrativos no Centro Histórico de Boa Vista. O Mapa é interativo e possui rotas, direções, e fotos, e pontos de interesse. O Tour a pé tem a rota com início na Casa de Petita Brasil, Praça Barreto Leite, em frente à Orla Taumanan, na rua Floriano Peixoto, e finalizando na Praça do Coreto (Centro Cívico). Um roteiro para ser feito em cerca de 90 minutos a pé, incluindo as paradas em cada atrativo, tirar fotos, etc. A distância total do trajeto é de aproximadamente 2 km, começando na charmosa Casa de Petita Brasil, um ponto de partida ideal para explorar a história e cultura locais!
Guia Completo para o Tour a Pé em Boa Vista, Roraima
1. Melhor Dia para o Tour
Qualquer dia da semana pode ser ideal, dependendo da sua agenda e preferências.
Aos domingos, o comércio na Avenida Jaime Brasil e arredores fica fechado, deixando o local tranquilo e pouco movimentado. Apesar de não haver relatos de assaltos, é sempre recomendável adotar medidas de segurança, como em qualquer lugar. Seja prudente e evite se expor a situações de risco desnecessário. Um dos diferenciais de Boa Vista é a qualidade de vida, tranquilidade e qualidade de vida (ler reportagem, julho 2024), e relativa segurança em comparação com outras capitais do Brasil.
2. Melhor Horário para o Tour
Manhã: Entre 07h e 09h, com temperaturas mais amenas.
Tarde: Após as 15h ou 16h, quando o calor começa a diminuir.
Boa Vista apresenta um clima equatorial, com temperaturas elevadas durante todo o ano, variando entre 27°C e 29°C. Para maior conforto, prefira horários em que o sol esteja menos intenso.
Curiosidade: Boa Vista é a única capital brasileira totalmente situada acima da Linha do Equador.
Obs.: Todos os atrativos no Centro Histórico são gratuitos, contudo para a entrada de visitantes no interior de alguns prédios, Igreja, Casa de Petita pode não ser permitida, ou deve ser programada ou agendada. As Igrejas têm missas em determinados dias da semana.
3. O que Levar
Protetor solar e óculos de sol para proteção contra os raios UV.
Boné ou chapéu e roupas leves, como camisas de manga longa, para proteger-se do calor.
Água para manter-se hidratado durante o passeio.
Lanches leves, como frutas ou barras de cereal, para uma pausa rápida.
4. Requisitos para Realizar o Tour
Disposição para caminhar e explorar os detalhes culturais e históricos da cidade.
Curiosidade e paciência para usar o celular como ferramenta de pesquisa e aprender mais sobre Boa Vista e a história de Roraima.
5. Estrutura para Portadores de Necessidades Especiais (PNEs)
Infelizmente, o percurso ainda não oferece estrutura acessível para pessoas com necessidades especiais, o que pode limitar a experiência para esse público.
6. Painéis ou Informações nos Pontos de Interesse
A presença de placas informativas é limitada ao longo do roteiro.
Locais como a Praça Barreto Leite e a Casa de Petita Brasil contam com algumas informações, instaladas em 1996 pelo Projeto Raízes, uma iniciativa da Prefeitura de Boa Vista.
Outros pontos turísticos, como o Meu Cantinho, também possuem algumas sinalizações, mas a maioria dos locais carece de informações detalhadas.
7. Troca de Moeda para Estrangeiros
Boa Vista utiliza exclusivamente a moeda brasileira, o real (BRL), como meio de pagamento. Moedas estrangeiras, como o dólar americano ou guianense, não são aceitas diretamente no comércio local.
Troca de Moeda:
Para trocar dólares americanos, visite casas de câmbio como a Western Union ou outros estabelecimentos autorizados em Boa Vista.
Para turistas vindos da Guiana, a troca de dólares guianenses (GYD) pode ser menos vantajosa em Boa Vista. Recomenda-se realizar essa troca na fronteira Lethem-Bonfim, ou em outros locais (consultar) onde as cotações são geralmente melhores.
Dica: Consulte a taxa de câmbio atual antes de trocar e evite realizar trocas em locais informais para evitar prejuízos.
Uso de Cartões:
Cartões de crédito e débito são amplamente aceitos em Boa Vista, inclusive para transações de turistas internacionais, desde que o cartão seja habilitado para uso no Brasil.
8. Intérpretes e Tradução
Este 'Guia Turístico Digital Interativo' www.turismororaima.boavista.br, oferece uma ferramenta de tradução automática via Google em mais de 100 línguas. Para traduzir o conteúdo, clique nos três pontinhos no canto superior direito da tela do navegador, selecione o idioma desejado e habilite a tradução.
Para visitantes estrangeiros, há guias turísticos bilíngues disponíveis em Boa Vista e em regiões próximas.
Com estas informações detalhadas, Boa Vista oferece uma experiência enriquecedora, conectando história, cultura e belezas locais com praticidade e segurança para todos os visitantes, sejam brasileiros ou estrangeiros.
O mapa abaixo apresenta apenas a primeira parte do Roteiro a Pé pelo Centro Histórico, Roteiro 1 com 10 Atrativos, e o Mapa abaixo é estático, fixo, ou seja, não permite interatividade, etc. Há o complmento do Roteiro 1. Basta acessar Roteiro 2 com os outros 6 atrativos do Circuito Centro Histórico. Todos possuem uma tabela estática com o nome dos atrativos, descrição e coordenadas.
Veja abaixo o Roteiro 1 - Centro Histórico (Tour a pé) - 10 Atrativos na Rua Floriano Peixoto. Tempo gasto: Aproximadamente 60 minutos máximo. Meio: a pé. Sugestão de início do Tour: Casa de Petita Brasil (clique aqui) ou escaneie/clique no código QR abaixo para local exato de início e também, caso queira, para acessar e baixar o Roteiro 1 em formato pdf). Para completar seu Tour, clique Aqui acessar o Roteiro 2 com Seis Atrativos!
PROJETO DE EXTENSÃO No. 039 – 3 – 52 ⁄2024:
Boa Vista 4.0 - Smart Turismo Sem Fronteiras
CURSO DE TURISMO - MULTIAMAZON
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR
PROEC
Equipe do Projeto:
Prof. Ismar Borges de Lima
(Idealizador e Coordenador-Geral,
email: ismarborgeslima@gmail.com )
Profa. Rosijane Evangelista (Vice-Coordenação)
Pesquisadores participantes:
Shirley Jone Cabral de Brito
Andreza da Silva Farias
João Arthur Freitas de Souza.