Centro Histórico
Uma Viagem no Tempo. Onde Tudo Começou: de Fazenda à Cidade de Boa Vista. Marco Zero
Seja Bem-Vindo ao Guia Turístico Digital Interativo. Aqui Você Encontra Tudo o Que Precisa Sobre Roraima/Boa Vista. Acesse o Menu / Seções Abaixo
Uma Viagem no Tempo. Onde Tudo Começou: de Fazenda à Cidade de Boa Vista. Marco Zero
Menu de Introdução - Centro Histórico de Boa Vista: 16 Atrativos Imperdíveis
Descubra os 16 atrativos da Área Turística 1, no coração da cidade, onde cultura, história e arquitetura se encontram. Localizados próximos à Orla Taumanan e ao longo de ruas emblemáticas como Floriano Peixoto e Jaime Brasil, cada ponto revela um capítulo da identidade de Roraima. Navegue pelo nosso guia digital para acessar roteiros exclusivos, fotos históricas e mapas interativos que tornam seu tour ainda mais fascinante. Escolha seu ponto de partida e prepare-se para uma experiência inesquecível!
Os atrativos estão todos situados na Àrea Turística 1, Centro de Boa Vista, próximos à Orla Taumanan, e ao longo da Rua Floriano Peixoto, Avenida Jaime Brasil, rua Bento Brasil (Prelazia), e avenida João Pereira de Melo (Igreja São Sebastião), e a Praça do Coreto no Centro Cívico. Consulte os mapas ou clique no nome dos atrativos para acessar as páginas completas e localização interativa.
Os 16 Atrativos são apresentados a seguir tendo como ponto de partida para a visitação a 'Casa de Petita Brasil', no início da rua Floriano Peixoto, contudo, o tour a pé pode ser feito a partir de qualquer ponto, iniciando pelo Coreto ou pelo Meu Cantinho/Igreja Nossa Senhora do Carmo. Consulte neste guia os Dois Roteiros para o Centro Histórico, Roteiro 1 (Clique) e o Roteiro 2 (Clique). Após o Menu com os nomes você terá uma resumo e foto antiga e atual de cada atrativo e poderá clicar na imagem ou nomes sublinhados (onde quer apareçam) para saber detalhes e localização exata em mapa interativo.
Casa de Petita Brasil (1882/1888)
Histórica residência de 1888 que representa a arquitetura neoclássica e conta a história da cidade, situada no início da rua Floriano Peixoto.
Monumento aos Pioneiros (1995)
Escultura que homenageia os pioneiros da cidade, destacando suas contribuições para Boa Vista, localizado próximo à Case de Petita Brasil, no início da rua Floriano Peixoto.
Espaço cultural dedicado à preservação e celebração da memória e identidade local, localizado perto da Igreja Nossa Senhora do Carmo, e do prédio da Intendência, rua Floriano Peixoto.
Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo (1725, 1858)
A principal igreja católica de Boa Vista, um marco religioso e arquitetônico da cidade, próximo ao Meu Cantinho Histórico e à Intendência, rua Floria Peixoto.
Prédio da Intendência (1900/1996)
Atual Centro de Informação Turística, um edifício histórico que simboliza a evolução da cidade, próximo ao Centro de Artesanato, e ao Meu Cantinho, rua Floriano Peixoto.
Remanescente do antigo mercado, preservado como parte importante da memória histórica local, localizado ao longo de quase toda a rua Floriano Peixoto, desde Monumento aos Pioneiros até ao início da Avenida Jaime Brasil, próximo à Casa Bandeirante, Colégio Ayrton Senna.
Espaço que reúne o melhor do artesanato local e indígena, promovendo a cultura e a economia criativa, localizado próximo ao Monumento do Tamanduá-bandeira, e à Intendência, rua Floriano Peixoto.
Monumento ao Tamanduá-bandeira
Escultura representando a fauna local, uma homenagem à biodiversidade de Roraima, localizado na área atrás do Centro de Artesanato, rua Floriano Peixoto.
Colégio João XXIII, antigo Casa das Madres (Casa de Caridade Papa Francisco) (1900)
Edifício histórico das Irmãs Madres, que tem um importante papel na história religiosa de Boa Vista, situado na rua Floriano Peixoto, próximo à Escola São José.
Escola Estadual São José (1924, primeira escola de Boa Vista)
Escola histórica que simboliza a educação e o desenvolvimento social do município, rua Floriano Peixoto.
Residência histórica que preserva traços do passado e da memória cultural local, situada na esquina da rua Floriano Peixoto com a avenida Brasil, perto das luminárias do Muro do Antigo Mercado.
Casa histórica com arquitetura única e representativa do estilo da época, situada na avenida Jaime Brasil, perto da Casa da Cultura Leotávia Zoller.
Prédio Histórico da Prelazia (Diocese de Roraima, 1909)
Sede histórica da Diocese de Roraima, marco religioso e cultural, prédio localizado na avenida Bento Brasil.
Casa da Cultura Leotália Zoller (1940)
Espaço dedicado à arte e cultura local, antiga residência dos governadores de Roraima, atualmente sede da Academia Roraimense de Letras. O local homenageia artistas e preserva memórias, prédio histórico situado na avenida Jaime Brasil, perto da Casa das 12 Portas.
Igreja de São Sebastião (1923)
Igreja histórica que é parte significativa da herança religiosa de Boa Vista, situa na avenida João Pereira de Melo, próximo ao Coreto e ao Colégio Lobo D'Almada.
Praça do Coreto -1963 (Centro Cívico)
Espaço cívico e cultural, conhecido por seu coreto histórico e atividades comunitárias, situada no início parte sul do Centro Cívico, próximo à Igreja São Sebastião, e ao Monumento ao Garimpeiro, e ao Palácio de Governo Hélio Campos.
Descubra as histórias, a cultura e a arquitetura que fazem do Centro Histórico de Boa Vista um destino indispensável para quem visita a Amazônia!
Como chegar? Transporte? Locomoção no Centro Histórico, e entre as Áreas Turísticas 1, 2 e 3?
A maneira mais prática e conveniente para explorar as áreas turísticas de Boa Vista, mesmo as mais distantes, é por meio dos aplicativos de transporte (Uber, InDriver, 99, etc.) ou alugar um carro. Boa Vista ainda não tem um sistema de metrô, e as rotas e horários de ônibus público são limitados! Mas veja as dicas a seguir! 😊
Para explorar o Centro Histórico de Boa Vista e seus principais atrativos, como a Orla Taumanan e o Parque Rio Branco (Atrativos da Àrea Turística), a melhor forma é a pé. Esses locais estão interligados, oferecendo uma experiência imersiva para caminhar, descobrir e aproveitar os encantos e histórias da cidade. Contudo, acesse a localização de cada atrativo nos mapas interativos e faça sua rota, veja a distância, tempo de caminhada, e veja se você vai precisar de transporte!
Chegando ao Centro Histórico:
Existem diversas opções de transporte para chegar aos pontos turísticos de Boa Vista:
Aplicativos de transporte: Serviços como UBER, InDriver e 99 são práticos e eficientes para levar você a qualquer ponto da cidade.
Táxis: Disponíveis principalmente no aeroporto, os táxis são uma alternativa confiável. Para mais informações e contatos, acesse o site do Aeroporto de Boa Vista.
Lotação coletivo: Vans com rotas fixas atendem alguns trechos específicos da cidade, proporcionando outra opção econômica.
Ônibus público urbano: Boa Vista possui um sistema de transporte coletivo que converge para a Central de Ônibus Coletivo Urbano, localizada a apenas 10 minutos a pé do Centro Histórico e da Orla Taumanan. Para facilitar sua jornada, você pode acessar o site Bus2.me, que oferece informações interativas sobre rotas e paradas de ônibus. O site também possui um aplicativo disponível na Play Store, que permite planejar sua viagem com praticidade e precisão.
Embora Boa Vista não tenha sistemas como metrô, as opções de transporte público, aliados a ferramentas modernas como o Bus2.me, tornam a mobilidade na cidade acessível e conveniente para todos. Ao chegar, aproveite para explorar o coração da cidade a pé, onde cultura, história e natureza se encontram em harmonia. Boa viagem!
Importante!
Para acessar os textos completos e coletânea de fotos clique nos nomes sublinhados ou nas imagens de cada atrativo abaixo. Para a localização exata, clique no código QR.
'MEU CANTINHO' HISTÓRICO (1830 - atual)
'Meu Catinho' Histórico, atualmente um bar/restaurante popular, situado na Rua Floriano Peixoto, Centro Histórico, perto da Igreja Nossa Senhora do Carmo e do Prédio da Intendência. Meu Cantinho é o local da sede da Fazenda Boa Vista em 1830. A sede foi construída em 1830 pelo Capitão Inácio Lopes de Magalhães, e é um marco histórico de Boa Vista. Localizada na atual Rua Floriano Peixoto, foi a primeira casa de alvenaria da região, tornando-se o núcleo inicial de um pequeno povoado que, em 1858, foi elevado à condição de Freguesia com a criação da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, tornando-se uma das estruturas do ponto zero, núcleo urbano (povoado) que originou a cidade de Boa Vista. Em 1890, a freguesia foi transformada no município de Boa Vista do Rio Branco, e o povoado ao redor da fazenda passou a ser conhecido como a Vila de Boa Vista do Rio Branco. Com o crescimento populacional e econômico, em 1926, a vila alcançou o status de cidade. Para a localização exata, de 'Meu Cantinho', escaneie ou clique no código QR abaixo:
IGREJA NOSSA SENHORA DO CARMO (1725-Atual)
A Igreja situada na rua Bento Brasil com a rua Floriano Peixoto, Centro Histórico, próximo ao 'Meu Cantinho Histórico' e ao 'Prédio da Intendência', foi fundada em 1725 como uma capela de madeira e terracota pelos frades carmelitas nas Missões do Rio Branco. Essa primeira edificação não-indígena feita na região no século XVIII foi então elevada à condição de Matriz em 1858. A capela do século XVIII foi a primeira estrutura conhecida feita na Colonização do Rio Branco, existente até mesmo antes da construção do Forte São Joaquim, em 1775, e é icônica na formação do ponto zero, núcleo urbano (povoado) que originou a cidade de Boa Vista. A Igreja localizada no coração de Boa Vista, é um marco histórico e religioso que simboliza a fé e a evolução da cidade ao longo dos séculos. No local há missas às 4as.feiras, às 18:30h, e aos domingos, às 11:15h e 18:00h. Clique ou escaneie o código QR para localização exata da Igreja:
PRÉDIO DA INTENDÊNCIA (1900/1996-Atual)
O prédio da Intendência, originalmente construído em 1900 às margens do Rio Branco, foi o primeiro edifício público de Boa Vista, servindo como sede da administração municipal e cadeia. Após ser destruído por um incêndio no final da década de 1950, foi reconstruído em 1996 como parte do Projeto Raízes, mas em outro local, na rua Floriano Peixoto, devido às inundações sazonais do rio. Embora sua reconstrução tenha gerado debates sobre a preservação histórica, o edifício hoje abriga o Centro de Informações Turísticas, conectando passado e presente, e permanece um símbolo da memória e resiliência de Boa Vista. Escanear ou clicar o código QR abaixo para a localização exata do Intendência:
MONUMENTO AOS PIONEIROS (1995-Atual)
O Monumento aos Pioneiros, localizado na Praça Barreto Leite, no centro histórico de Boa Vista, é uma obra emblemática erguida em 1995 como parte do Projeto Raízes. Esculpido pelo artista plástico Luiz Canará, o monumento simboliza a formação histórica e cultural da cidade, retratando a chegada de imigrantes, a conquista dos campos e a presença dos povos indígenas, com destaque para o busto de Macunaíma, figura central da mitologia roraimense. Composto por elementos como o perfil do Monte Roraima e o muro de arrimo representando o Forte São Joaquim, o monumento reflete as raízes históricas de Roraima e celebra a diversidade cultural, sendo um importante ponto turístico e cartão-postal da capital. O Monumento pode ser visitado gratuitamente a qualquer hora do dia. Localização exata, clique ou escaneie o código QR abaixo:
CASA DE PETITA BRASIL (1882/1888)
A Casa de Petita Brasil, localizada na Praça Barreto Leite, em Boa Vista, é um ícone do patrimônio histórico e cultural da cidade, representando a arquitetura neoclássica do final do século XIX. Construída entre 1882 e 1888 pelo Coronel Theodoro Bento Ferreira Marques Brasil, a casa reflete as influências europeias trazidas pelos imigrantes nordestinos e preserva elementos marcantes como o baldrame de pedra jacaré, molduras brancas e detalhes arquitetônicos originais, restaurados pelo Projeto Raízes. Tombada pelo Decreto Municipal nº 2614/1993, ela é um elo com as transformações urbanas de Boa Vista, desde sua origem como fazenda até a consolidação como capital. Com interiores que mantêm móveis antigos importados da França, a Casa de Petita Brasil conecta gerações, destacando-se como símbolo da memória coletiva e da valorização do patrimônio cultural de Roraima.
CASA DA CULTURA MADRE LEOTÁVIA ZOLLER e Sede da Academia Roraimense de Letras (1940 - atual)
A Casa da Cultura Madre Leotávia Zoller, localizada na Avenida Jaime Brasil com a av. Sebastião Diniz, próximo ao Centro Comercial Popular Caxambu, outro local muito frequentado por residentes e visitantes, no Centro de Boa Vista, é um marco histórico e cultural de Roraima. Construída em 1940, a edificação serviu inicialmente como residência particular e, posteriormente, como residência oficial dos governadores do Território Federal do Rio Branco até a década de 1960. Após anos de abandono, foi tombada como patrimônio histórico em 1994 e restaurada em 2024, com um investimento de mais de R$ 1,2 milhão. Agora sede da Academia Roraimense de Letras, a Casa da Cultura preserva sua arquitetura original e oferece espaços inclusivos, reafirmando sua importância como símbolo da memória e identidade cultural do estado. Clique na imagem para texto completo e fotos históricas. Clique ou escaneie o código QR para a localização exata:
PRÉDIO DA PRELAZIA e DIOCESE DE RORAIMA (1907/1909 - atual)
O prédio da Prelazia de Roraima, localizada na Rua Bento Brasil, no Centro de Boa Vista, é um dos mais importantes marcos históricos e culturais do estado. Construída entre 1907 e 1909 pela Ordem dos Beneditinos, a edificação em estilo neoclássico foi residência de padres e bispos, sede do governo em 1944 e espaço de ensino para meninas indígenas. Em 1934, foi elevada à categoria de Prelazia pelo papa Pio XI, tornando-se a Diocese de Roraima em 1979, sob o papa João Paulo II. Tombada como patrimônio histórico pela Lei nº 231/1990, a Prelazia é um símbolo da fé, cultura e memória de Roraima, preservando a identidade histórica da região. Clique na imagem ou no nome Prelazia para acessar texto completo e diversas fotos históricas e atuais. Para a localização exata, clique ou escaneie o código QR abaixo:
A Igreja (Capela) de São Sebastião, localizada na Avenida João Pereira de Melo, no Centro de Boa Vista, próxima à praça do Coreto, no Centro Cívico, é um dos templos católicos da maior relevância histórico-patrimonial de Boa Vista, Roraima. A história da capela remonta às décadas de 1890 e 1920, e sua inauguração ocorreu em 20 de janeiro de 1924, fruto de uma promessa feita a São Sebastião por Guilhermina de Holanda Bessa e concluída por suas filhas. Tombada por sua relevância cultural, a igreja em estilo neobarroco preserva suas características originais, sendo um marco de fé e devoção. Em 2024, a igreja celebrou seu centenário com uma programação especial que incluiu procissão, missa e festividades. Além de seu papel religioso, é símbolo da memória e identidade histórica de Boa Vista. As missas são celebradas no local às 2as.feiras às 18:30h, e aos domingos às 08:00h. Clique na imagem da Igreja ou no nome para acessar a página com fotos históricas e atuais, e texto completo. Para a localização exata, clique ou escaneie o código QR abaixo.
Centro de Artesanato (1993)
O Centro de Artesanato de Boa Vista, na Rua Floriano Peixoto, 423, Centro, localizado próximo à Orla Taumanan, ao Prédio da Intendência e à Igreja Nossa Senhora do Carmo, é um espaço que conecta história, cultura e inclusão. Antigo Mercado Municipal das décadas de 1960 e 1970, o prédio foi transformado em 1993 em um ponto de valorização da arte local. Entre as peças em destaque estão esculturas de fauna brasileira feitas de balata. Em outubro de 2020, o Centro ganhou o Espaço de Artesanato Warao e E’ñepaa, dedicado à produção artesanal de mulheres indígenas refugiadas das etnias Warao e E'ñepaa, em parceria com organizações humanitárias e a ONU. Um verdadeiro símbolo de tradição e acolhimento cultural. Horários: De 2a.feira a 6a.feira, das 08:00h às 18:00h, Sábado das 08h às 15h, e fechado aos domingos. Escanear ou clicar no código QR para a localização exta:
Monumento ao Tamanduá-Bandeira (2004)
O Monumento está situado na rua Floriano Peixoto, no centro histórico de Boa Vista, próximo à Orla Taumanan, atrás do Centro de Artesanato, e da AME BV - Agência Municipal de Empreendedorismo e Fomento de Boa Vista, aliás um prédio com lindas cores e estilo, e é um marco cultural que celebra a fauna local e a preservação ambiental. Localizado na entrada do estacionamento da Orla, a escultura acolhe visitantes em um espaço onde história, lazer e cultura se encontram. O monumento pode ser acessado gratuitamente a qualquer hora do dia, e o local também propicia uma bela vista do Rio Branco. Solicitamos aos visitantes e moradores que preservem os monumentos, evitando qualquer forma de depredação, como subir neles ou realizar pichações. Escanear o clicar o código QR com a localização exata do Monumento:
A Casa Bandeirante (1898), localizada na esquina da Rua Floriano Peixoto com a Avenida Jaime Brasil, é um importante marco histórico de Boa Vista, construída em 1898 para abrigar a firma J.G. Araújo, responsável pelo comércio entre a Província do Rio Negro e a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo. Tombada como patrimônio histórico em 1993, o prédio de arquitetura colonial passou a ser chamado de Loja Bandeirante após ser adquirido por Said Salomão em 1958. Apesar de adaptações ao longo do tempo, como mudanças na fachada e anexação às Lojas Americanas, da qual a estrutura virou um depósito, a Casa Bandeirante mantém seu valor cultural, refletindo a evolução econômica e urbana de Boa Vista e o legado de figuras como J.G. Araújo, importante comerciante da região amazônica. Para acessar o texto integral e fotos históricas e atuais da Casa Bandeirante, clique na imagem acima ou no nome. Para a localização exata, clique ou escaneie o código QR abaixo:
A Casa das 12 Portas (início do século XX)
A Casa das 12 Portas, localizada na Avenida Jaime Brasil, nº 115, no Centro de Boa Vista, atualmente uma loja comercial em tecnologia, é um importante marco histórico e cultural da cidade. Construída no início do século XX, o edifício recebeu esse nome devido às suas doze entradas na fachada, refletindo a relevância comercial da Avenida Jaime Brasil como eixo central do desenvolvimento urbano. Tombada como patrimônio histórico pelo Decreto nº 2614/1993, a Casa das 12 Portas passou por modificações ao longo do tempo, mas mantém sua importância como testemunho das transformações econômicas e sociais de Boa Vista. Hoje, o prédio é símbolo da memória histórica e um ponto de interesse turístico que conecta o passado ao presente da capital de Roraima. Clique na imagem ou no nome para acessar o texto completo e fotografias históricas e atuais. Para a localização exata, clique ou escaneie o código QR.
PRAÇA DO CORETO (1963), no Centro Cívico Joaquim Nabuco
A Praça do Coreto, localizada no Centro Cívico Joaquim Nabuco, onde fica o Palácio do Governo, em Boa Vista, é um marco histórico e cultural que combina arte, memória e modernidade. Inaugurada em 1963 e revitalizada entre 2015 e 2016, a praça preserva sua essência histórica com o coreto central, palco de apresentações musicais e manifestações artísticas. Homenageia Raimundo Soares ("Marreta"), figura icônica da cultura local, e abriga o Memorial Internacional ao Índio Ovelário Tames, símbolo da luta pelos direitos indígenas. A praça possui áreas de passeio, quiosques e o tradicional Bar do Rock, e é um espaço acolhedor sob a sombra de frondosas árvores que conecta o passado ao presente, celebrando a diversidade e a identidade de Roraima. Clique ou escaneie o código QR para a localização exata. Para o texto completo, clique na imagem ou no nome Praça do Coreto.
ESCOLA SÃO JOSÉ (1924) - A Primeira Escola de Roraima
A Escola Estadual São José, localizada, na rua Floriano Peixoto, no Centro de Boa Vista, é a primeira e única escola centenária de Roraima, fundada em 1924 pelos monges beneditinos e posteriormente administrada pelas irmãs beneditinas. Tombada como patrimônio histórico municipal, a escola preserva elementos originais, como ladrilhos e móveis usados pelos primeiros professores, e é reconhecida por sua importância educacional e cultural na formação de gerações de roraimenses. Além de sua arquitetura histórica, o local é repleto de curiosidades e memórias que fazem dela um marco significativo na história de Boa Vista e do estado. Uma visita à Escola São José é um mergulho na rica trajetória educacional e cultural de Roraima. Clique na foto acima ou no nome para acessar texto completo e fotos históricas e atuais. Para a localização exata, clique ou escaneie o código QR abaixo:
A História da Av. JAIME BRASIL e arredores - Fotos Históricas
A Avenida Jaime Brasil, no centro histórico de Boa Vista, é uma das vias mais importantes da cidade, destacando-se por seu valor histórico e econômico. Nomeada em homenagem a Jaime Brasil, advogado e político amazonense que contribuiu para o desenvolvimento da região, a avenida teve papel crucial na formação urbana da capital desde o início do século XX. Originalmente, conectava o núcleo urbano ao Porto do Rio Branco, sendo ponto central de comércio, cultura e socialização, com marcos como a Casa da Cultura, Casa das 12 Portas e a Casa Bandeirante. Hoje, a avenida é um dos principais polos comerciais de Boa Vista, preservando sua importância histórica e cultural enquanto reflete as transformações e o crescimento da cidade. Clique na foto acima ou no nome para acessar texto completo sobre a história da avenida Jaime Brasil, além de diversas fotos históricas. Localização exata da avenida, clique ou escaneie o código QR:
A História da rua FLORIANO PEIXOTO, a primeira rua de Boa Vista (1830)
A Rua Floriano Peixoto, a primeira rua de Boa Vista, é um marco histórico que remonta ao surgimento da cidade em 1830, com a criação da Fazenda Boa Vista pelo Capitão Inácio Lopes de Magalhães. Localizada no coração do centro histórico, ela conecta o passado ao presente com seu rico conjunto arquitetônico, incluindo a Igreja Matriz Nossa Senhora do Carmo, a Casa de Petita Brasil, a Casa Bandeirante, Intendência, Meu Cantinho, Escola São Jose, Casa João XXIII (Casa das Madres) e o Centro de Artesanato. Originalmente o local era um caminho para os pioneiros que chegavam pelo antigo Porto da Intendência. A rua foi parte essencial do plano urbanístico de 1946, preservando seu traçado original. Hoje, a Rua Floriano Peixoto é um ponto de interesse turístico que celebra a história, a cultura e a memória de Boa Vista. Clique na foto acima para o texto completo e fotos históricas. Para localização, clique ou escaneie o código QR abaixo:
O Monumento ao Veleiro, localizado na Praça Capitão Fábio Barreto Leite, em Boa Vista, é um marco importante que homenageia a chegada dos primeiros migrantes nordestinos à cidade, simbolizando sua resiliência e contribuição histórica. Inaugurado em 1975, o monumento, que retrata uma embarcação a vela, é considerado por muitos o Marco Zero de Boa Vista. No entanto, historiadores destacam que o verdadeiro berço histórico da cidade remonta ao antigo povoado da Freguesia de Nossa Senhora do Carmo, do século XIX, incluindo locais como o Porto de Cimento e a antiga capela à beira do Rio Branco, anteriores à Fazenda Boa Vista de 1830. O Veleiro, juntamente com o Monumento aos Pioneiros e a proximidade com a Orla Taumanan, forma um conjunto histórico-cultural essencial para entender as origens e a identidade de Boa Vista. Clique na foto acima ou no nome para acessar texto completo e fotos históricas e atuais. Para a localização exata, clique ou escaneie o código QR abaixo:
Muro do Antigo Mercado de Boa Vista (1940)
O Muro do antigo Mercado de Boa Vista, localizado ao longo da Rua Floriano Peixoto, é um importante marco histórico e cultural tombado pelo Decreto Municipal nº 2614, de 1993. Construído na década de 1940, durante o governo de Ene Garcez dos Reis, o muro reflete um estilo arquitetônico eclético que combina elementos de art nouveau e art déco, com uma balaustrada elegante inspirada no centro histórico da época. Originalmente planejado para proteger e organizar uma área estratégica da cidade, abrangendo a margem do Rio Branco, o Porto do Cimento e a Escola Ayrton Senna, o muro é um símbolo do processo de modernização urbana de Boa Vista e da transição da cidade para a capital do Território Federal de Roraima. Sua localização no coração do centro histórico o torna um ponto de visita essencial, conectando os turistas à rica história e ao desenvolvimento urbano da cidade. Clique na foto acima ou no nome para acessar texto completo e fotos históricas e atuais. Para a localização exata, clique ou escaneie o código QR abaixo:
Casa João XXIII, também conhecida como a antiga Casa das Madres (início século XX),
O prédio conhecido como Casa João XXIII, antiga Casa das Madres, é um marco histórico localizado na Rua Floriano Peixoto, em Boa Vista, Roraima. Originalmente construída como um mosteiro das Monjas Beneditinas no início do século XX, a edificação desempenhou um papel importante na história religiosa e social da cidade. Hoje, o local abriga a Casa de Caridade "Papa Francisco", um centro dedicado à assistência social e comunitária, que oferece apoio a pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo migrantes e refugiados, além de promover eventos culturais e religiosos. Revitalizada em 2023, a Casa preserva sua arquitetura histórica enquanto reforça seu compromisso com a solidariedade e o cuidado ao próximo, sendo uma parada significativa para aqueles que desejam conhecer a rica história e cultura de Boa Vista. Clique na foto acima ou no nome para acessar texto completo e fotos históricas e atuais. Para a localização exata, clique ou escaneie o código QR abaixo:
Segue abaixo sugestão de Dois Roteiros de Tour a Pé no Centro Histórico (Clique nos Mapas): 16 Atrativos divididos em duas rotas interligadas. Se estiver na Orla Taumanan ou no Mirante Edileuza Lóz, o local de início fica bem próximo.
Roteiro 1 - Centro Histórico (Tour a pé) - 10 Atrações (aproximadamente 60 minutos máximo a pé). Atrativos da Rua Floriano Peixoto, Boa Vista, RR:
Sugestão: Iniciar pela Casa de Petita Brasil, Monumento aos Pioneiros (e Praça Barreto Leite: Monumento da Vela), Meu Cantinho, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Intendência, Centro de Artesanato, Muro do Mercado, Monumento ao Tamanduá-bandeira, Casa das Madres e o Colégio São José.
Roteiro 2 - Centro Histórico (Tour a pé) - Seis Atrações (Aproximadamente 45 minutos máximo a pé). Atrativos na Av. Jaime Brasil, Bento Brasil, e na avenida João Pereira de Melo, Boa Vista, RR:
Sugestão: Iniciar pela Casa Bandeirante, Prelazia, Casa das 12 Portas, Casa da Cultura, Igreja São Sebastião, e a Praça do Coreto.
PROJETO DE EXTENSÃO No. 039 – 3 – 52 ⁄2024:
Boa Vista 4.0 - Smart Turismo Sem Fronteiras
CURSO DE TURISMO - MULTIAMAZON
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE RORAIMA - UERR
PROEC
Equipe do Projeto:
Prof. Ismar Borges de Lima
(Idealizador e Coordenador-Geral,
email: ismarborgeslima@gmail.com )
Profa. Rosijane Evangelista (Vice-Coordenação)
Pesquisadores participantes:
Shirley Jone Cabral de Brito
Andreza da Silva Farias